Troca dos Parafusos do Cabeçote

Troca dos Parafusos do Cabeçote
27 de April de 2020 admin
In Dicas Técnicas

TROCA DE PARAFUSOS DO CABEÇOTE

Dicas Técnicas

Os parafusos são os componentes que garantem a união perfeita entre o cabeçote, a junta e o bloco do motor, graças à pressão superficial que eles geram nas peças ao serem fixados.

Em motores mais antigos, sua utilização se dava apenas com a aplicação de torque. Devido a perdas por atrito, este método não gera uma tensão uniforme em todos os parafusos do cabeçote e exige que sejam retorqueados após certo tempo de uso do motor.

Acompanhando a evolução das novas gerações de motores, passou-se a empregar o método de aplicação de torque seguido de ângulo de aperto. Este método, previsto na norma/roteiro VDI 2230, é mais preciso no controle da força aplicada no cabeçote, gerando uma tensão mais uniforme e não necessitando que os parafusos sejam retorqueados.

Kit de parafusos mercedes bens

Kit de Parafuso para Mercedes Benz

Por que  trocar os parafusos?

Com o emprego do método torque-ângulo, os parafusos são deformados plasticamente, ou seja, são alongados de forma que seu comprimento não retorna mais à dimensão original depois de desmontados. Juntamente com este alongamento, ocorre uma redução no seu diâmetro. Esta redução faz com que a resistência do parafuso diminua e coloque em risco a confiabilidade da união e da vedação do conjunto, caso ele seja reaplicado.

Portanto, uma boa fixação e vedação adequada somente serão possíveis se as recomendações de montagem forem seguidas conforme o especificado. Os parafusos que já foram submetidos à deformação plástica não devem ser reaplicados. Somente desta forma os indesejados vazamentos e queima da junta, custos de reparação que poderão ser completamente evitados.

exemplo de angulo de parafuso

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admin
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Os parafusos são os componentes que garantem a união perfeita entre o cabeçote, a junta e o bloco do motor, graças à pressão superficial que eles geram nas peças ao serem fixados.

Em motores mais antigos, sua utilização se dava apenas com a aplicação de torque. Devido a perdas por atrito, este método não gera uma tensão uniforme em todos os parafusos do cabeçote e exige que sejam retorqueados após certo tempo de uso do motor.

Acompanhando a evolução das novas gerações de motores, passou-se a empregar o método de aplicação de torque seguido de ângulo de aperto. Este método, previsto na norma/roteiro VDI 2230, é mais preciso no controle da força aplicada no cabeçote, gerando uma tensão mais uniforme e não necessitando que os parafusos sejam retorqueados.

Kit de parafusos mercedes bens

Kit de Parafuso para Mercedes Benz

Por que  trocar os parafusos?

Com o emprego do método torque-ângulo, os parafusos são deformados plasticamente, ou seja, são alongados de forma que seu comprimento não retorna mais à dimensão original depois de desmontados. Juntamente com este alongamento, ocorre uma redução no seu diâmetro. Esta redução faz com que a resistência do parafuso diminua e coloque em risco a confiabilidade da união e da vedação do conjunto, caso ele seja reaplicado.

Portanto, uma boa fixação e vedação adequada somente serão possíveis se as recomendações de montagem forem seguidas conforme o especificado. Os parafusos que já foram submetidos à deformação plástica não devem ser reaplicados. Somente desta forma os indesejados vazamentos e queima da junta, custos de reparação que poderão ser completamente evitados.

exemplo de angulo de parafuso

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Em motores mais antigos, sua utilização se dava apenas com a aplicação de torque. Devido a perdas por atrito, este método não gera uma tensão uniforme em todos os parafusos do cabeçote e exige que sejam retorqueados após certo tempo de uso do motor.

Acompanhando a evolução das novas gerações de motores, passou-se a empregar o método de aplicação de torque seguido de ângulo de aperto. Este método, previsto na norma/roteiro VDI 2230, é mais preciso no controle da força aplicada no cabeçote, gerando uma tensão mais uniforme e não necessitando que os parafusos sejam retorqueados.

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Por que  trocar os parafusos?

Com o emprego do método torque-ângulo, os parafusos são deformados plasticamente, ou seja, são alongados de forma que seu comprimento não retorna mais à dimensão original depois de desmontados. Juntamente com este alongamento, ocorre uma redução no seu diâmetro. Esta redução faz com que a resistência do parafuso diminua e coloque em risco a confiabilidade da união e da vedação do conjunto, caso ele seja reaplicado.

Portanto, uma boa fixação e vedação adequada somente serão possíveis se as recomendações de montagem forem seguidas conforme o especificado. Os parafusos que já foram submetidos à deformação plástica não devem ser reaplicados. Somente desta forma os indesejados vazamentos e queima da junta, custos de reparação que poderão ser completamente evitados.

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